Internação involuntária quem pode pedir

Internação involuntária quem pode pedir


Prevista em Lei, a Internação involuntária quem pode pedir gera muitas dúvidas. Essa é uma lei que dá poder as autoridades em casos mais graves de doença ou dependência química de realizarem a internação involuntária dessas pessoas. Para essa internação acontecer é necessário exame com laudos médicos para provar a necessidade.
A Lei 20.216 de 2001, fala sobre essas pessoas que passam por algum transtorno mental, mas ela é utilizada da mesma forma para as pessoas que sofrem de dependência química ou alcoolismo. Isso tem sido feito por pessoas que tem dentro da sua família um membro enfrentando problemas e acabam afetando a vida familiar.

Internação involuntária
A internação involuntária é um procedimento legal e que os órgãos do poder público ou a justiça recebem esses pedidos. Esses locais fazem ser possível encaminhar as pessoas que passam por algum transtorno ou dependência química. Normalmente a internação involuntária acontece porque o dependente químico já não tem mais consciência para decidir sobre a sua vida.
O dependente não sabe que está errando ao usar as drogas e não sabe que está destruindo a sua vida. Ele acaba destruindo juntamente a vida de amigos e de familiares. Fazendo o uso de um tratamento de dependência química e alcoolismo especializado dentro da clínica e contando com o apoio de profissionais especialistas, o dependente consegue ficar longe das drogas.
O consumo excessivo de drogas e de álcool coloca em risco a vida das pessoas visto que a família é atingida na maioria desses casos. Por conta disso, surge a necessidade de um auxilio profissional, visto que o dependente e a família não conseguem lidar com essa situação sozinhos, precisando deste apoio.

Internação involuntária quem pode pedir
A internação involuntária não precisa ser restritivamente pedida pelos familiares ou por pessoas próximas ao dependente químico ou alcoólatra. Ela pode ser requisitada por terceiros, incluindo o juiz de direito. Por isso, Internação involuntária quem pode pedir pode ser os familiares, pessoas próximas.
O processo para pedir a internação involuntária não é apenas procurar um juiz, mas necessita algumas outras coisas. É necessário comprovar que o dependente está causando risco a outras pessoas para realizar o pedido. Além disso, as pessoas que sofrem de algum transtorno mental e não tem quem as assista podem requisitar a internação involuntária também.
A internação involuntária é pedida diretamente pela justiça, até mesmo em casos que os familiares não aceitem. Esse pedido é feito com exames certos e laudos de médicos especialistas que comprovem a gravidade do problema e indicando a substância que o dependente é viciado.
Os pedidos para esse tipo de internação crescem cada vez mais, demonstrando que cada vez mais famílias não conseguem cuidar e lidar com os dependentes químicos. As autoridades também acabam observando que há casos que necessitam de um acolhimento de uma clínica para serem tratados com profissionais especializados, recuperando esse paciente.

Como funciona o tratamento
Para o tratamento de dependência química e alcoolismo a Internação involuntária quem pode pedir se realiza em algumas etapas. Começando pela desintoxicação intensiva, a reabilitação individual e o processo de conscientização sobre a doença enfrentada. Depois de um diagnóstico feito por um psiquiatra, o tratamento tem início.
A desintoxicação é necessária para conseguir realizar o controle das crises de abstinência do paciente. Quando o dependente para de usar a substância que costumava usar, necessita de apoio médico e psiquiátrico para que esse processo não gere tanto desconforto, realizando uma desintoxicação mais saudável.
O tratamento da Internação involuntária quem pode pedir consiste em resgatar os princípios e valores na vida do dependente, mostrando que ele pode mudar a sua vida e ter uma recuperação total. O vínculo com a família é reestabelecido e a socialização do dependente quando sai da clínica se torna muito mais fácil.

Considerações finais
Internação involuntária quem pode pedir é a família, os amigos mais próximos, mas deve seguir uma série de recomendações e pedidos. Quando o juiz aprova, a internação involuntária acontece de forma legal e garante que o dependente vai ter todo o acolhimento necessário dentro da clínica, possibilitando assim a sua reabilitação de uma forma saudável e completa. A dependência química tem recuperação e ela pode ser feita de forma humanizada, respeitando o paciente.