Existem 3 tipos de internação: internação compulsória procedimento, internação voluntária e internação involuntária. Cada uma delas possui informações especificas sobre a internação do paciente, e dentro dessas informações a própria família pode então solicitar a internação do paciente.
Geralmente a família chega até os centros de recuperação por puro desespero, já tentaram de tudo para recuperar a pessoa sem sucesso. Esse é o problema inicial, afinal se a família buscasse diretamente o centro de recuperação conseguiria ajuda mais rapidamente. Porém esse é um dos problemas acerca do conhecimento das clínicas.
Como saber se a pessoa é dependente químico e ou alcóolatra?
Quando a pessoa sai em busca desse tipo de informação é porque já está desconfiando de algo do seu familiar. Dessa maneira acaba por ir atrás de informações e então procurar um local para conseguir ajuda, nessas pesquisas geralmente visualiza informações de várias clínicas de recuperação.
Porém a dúvida maior das pessoas é como saberei realmente que meu familiar é dependente químico? A resposta não é tão difícil afinal os sintomas logo aparecem rapidamente, principalmente se for uma substância muito pesada tal quais as drogas químicas que são capazes de mostrar seus efeitos em pouquíssimo tempo.
O álcool pode começar bem devagar, ou seja, você entende que a pessoa está bebendo, porém não está fazendo nada demais. E aí fica no comodismo, achando que está tudo bem, porém com o tempo o álcool também vai mostrando seus efeitos e então a família começa automaticamente a perceber o que está acontecendo.
Como funciona a internação compulsória procedimento?
Existe uma diferença entre internação involuntária e uma internação compulsória, essa diferença está baseada no fato de que a lei de internação compulsória é solicitada pela própria justiça. O ideal é que a internação seja involuntária e seja solicitada pelo familiar, a compulsória é prevista em lei para o caso de dependência epidêmica.
Nesse momento devido aos graves problemas sociais o Estado tem que intervir de qualquer maneira, para que não se alastre. Geralmente a internação compulsória procedimento deve ser solicitado ao Juiz da Vara da Família que deverá então o mais rápido possível deferir o pedido, o problema é que a quantidade de vagas disponibilizadas pelo SUS são pouquíssimas.
Então resumidamente o pedido é efetuado pelo próprio estado para que o magistrado libere a internação compulsória, o que difere da internação involuntária visto que a involuntária é solicitada pela própria família. E o ideal é a solicitação da medida de internação involuntária, pois dessa maneira a família consegue a internação quase que imediatamente.
Lembrando que as internações ocorrem justamente para que o dependente químico consiga um tratamento que realmente o desintoxique e também que esse mesmo tratamento seja capaz de oferecer uma ressocialização um pouco mais tranquila. Esse tratamento deve ser capaz de preparar o paciente para as recaídas.
Como funciona o tratamento para dependência química e alcoolismo?
O tratamento para dependência química e alcoolismo é bem mais eficaz do que as pessoas costumam imaginar, afinal esse tratamento é pensado justamente para desintoxicar o paciente e então conseguir com que o paciente passe para as próximas etapas de forma eficaz. Os tratamentos são realizados pelas clínicas de recuperação com o apoio total da família.
Dessa maneira, a equipe médica em conjunto com a família e o paciente elabora as etapas do tratamento, visando então o bem-estar e a cura do paciente. Lembrando que dependência química é considerada pela OMS doença desde 2001, então é uma doença e, portanto, tem cura.
A família caberá o fator de ajuda, motivador, e obviamente que não deverá sentir culpa pela internação involuntária afinal tudo está sendo feito para uma melhora física e mental do seu familiar. E lembrando que os centros de recuperação possuem um formato que é voltado a ressocialização e ao tratamento para dependência química e alcoolismo, logo é o caminho mais indicado para a cura.
Conclusão
O Grupo Salvando Vidas Clínicas de Recuperação de Drogados e Alcóolatras tem trabalhado na reabilitação de dependentes químicos a exatos 16 anos, com muito sucesso e com grande ética. Somos conhecidos também por prestar total apoio psicológico a família do dependente químico, venha nos conhecer em uma de nossas unidades e tire suas dúvidas.