(11) 4249-1373 (11) 94797-6909

Internação psiquiátrica involuntária

Paraná - PR


Internação psiquiátrica involuntária

A internação psiquiátrica involuntária se faz necessária quando o paciente já não consegue mais responder pelas suas atitudes. Através da regulamentação da Lei 10.216, a internação involuntária pode ser aplicada nos casos em que o paciente já não consegue discernir o que é bom para a sua própria saúde.

Através da Lei, há todas as normas e regulamentações necessárias para que se garanta os direitos e proteção das pessoas que passam por transtornos mentais, regulamentando também a internação de dependentes químicos.

Como funciona a internação psiquiátrica involuntária?

A internação psiquiátrica involuntária costuma ser realizada em clínicas de recuperação, onde é assegurado que os pacientes irão receber o melhor tratamento, recebendo o apoio conforme as suas necessidades. Assim, recebem o apoio profissional e a estrutura necessária para conseguirem a recuperação.

Através de um atendimento com respeito, a internação busca fazer com que os pacientes melhorem a sua saúde, conseguindo alcançar a recuperação, para voltar a estarem inseridos dentro da sua família, trabalho e comunidade.

A internação psiquiátrica involuntária se dá quando não há consentimento do usuário, sendo pelo pedido de um terceiro. Assim, esse é o ponto central do tratamento, pois em muitos casos, o paciente não aceita a sugestão de fazer um tratamento, sendo necessário que os familiares tomem a decisão por eles.

Internação psiquiátrica involuntária

A internação psiquiátrica involuntária costuma se dar pelo pedido de terceiros, quando é a única solução para que o paciente não seja mais uma ameaça para a sua saúde e também para a saúde outros próximos.

Quando perde o controle e coloca a sua vida em risco, ele não pode ser mais responsável por tomar as decisões, o que faz com que seja necessária uma iniciativa da família para buscar ajuda.

Os familiares acabam tomando a decisão de colocar o paciente em uma clínica para receber o tratamento necessário. Assim, é uma maneira de tentar conscientizar o paciente de que ele precisa de ajuda.

Através de meios e maneiras legais da lei de saúde mental, a internação psiquiátrica involuntária faz com que o paciente possa ser internado em uma clínica de recuperação mesmo que ele seja contra.

Passando por uma avaliação do seu estado mental, é possível que a equipe multidisciplinar encontrada em clínicas consiga oferecer o suporte para oferecer o tratamento e conseguir trazer uma maior qualidade de vida para o paciente, assim como para os seus familiares.

Tratamento humanizado

Como a internação psiquiátrica involuntária pode ser algo doloroso não só para os familiares, mas também para o paciente que está indo contra a sua vontade para uma clínica, é função dos profissionais que se encontram nesses locais oferece um tratamento humanizado.

A Clínica de Internação oferece um tratamento de referência por conta das suas estruturas físicas, bem como a sua equipe de profissionais que estão aptos a oferecer um tratamento e atendimento seguro, de maneira humanizada.

Conduzindo o paciente a receber os cuidados e tratamentos com respeito, ele começa a compreender que está ali para conseguir receber a ajuda necessária para ter uma maior qualidade de vida, assegurando também os familiares que tiveram que optar pela internação de que a decisão certa foi tomada.

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?