A internação compulsória alcoólatra é um procedimento que pode ser utilizado em alguns momentos, sendo uma opção utilizada com o apoio da Lei 10206/01 que consegue dar todo o respaldo para o tratamento da saúde mental dos dependentes químicos e pacientes psiquiátricos.
Conforme o que é mencionado na lei, a internação compulsória é o terceiro tipo de internação que é oferecido e assegurado por lei. Sendo essa, quando a Justiça determina que é necessária a internação.
Informações básicas sobre internação compulsória alcoólatra
A internação compulsória alcoólatra é realizada quando a Justiça determina que não há outro meio para o tratamento, assim como se faz necessário um laudo médico que vá prescrever a necessidade do tratamento.
É necessário que não tenha um familiar que possa ser o responsável também pelo alcoólatra. Assim, a prioridade do tratamento é sempre buscar a internação voluntária, pois na maioria dos casos, a internação compulsória é vista como a última solução.
Mesmo que seja possível ter um laudo que determina a internação, é necessário que ela seja pelo menor tempo possível, o que vai variar de acordo com a necessidade do dependente. Como a internação compulsória alcoólatra é vista como a última medida, podem ser pensados outros tratamentos diferentes antes.
Da mesma maneira, é importante que a família também seja encontrada para que tenha a quem se responsabilizar também pelo processo depois da internação compulsória alcoólatra, assim, o paciente consegue seguir as outras etapas do tratamento.
Internação compulsória alcoólatra
A internação compulsória alcoólatra costuma ser usada como último recurso, por isso, o tratamento tem que ter um objetivo final e que seja permanente. Assim, o paciente consegue a reinserção em sociedade, por isso, as clínicas de reabilitação conseguem oferecer um tratamento mais eficaz.
A Clínica de Internação consegue realizar o procedimento da internação compulsória alcoólatra de maneira ética e cuidadosa, conseguindo ter o objetivo de realizar um tratamento que melhore a saúde e a qualidade de vida dos seus pacientes.
Como a internação compulsória alcoólatra é uma decisão bastante importante, todo o seu procedimento é sério. Como a Lei diz que a justificativa para o uso desse procedimento é que o dependente químico já é um risco a si mesmo, mas também para a vida de terceiros, sendo necessário que receba um tratamento.
Procedimentos para pedir internação compulsória
Através do laudo médico é que é comprovada a necessidade da internação, assim como é necessária uma decisão judicial. Sem isso, o dependente pode ainda acionar um Habeas Corpus. Por conta disso, é um tipo de internação que pode ser utilizado, mas é visto como uma última solução.
Nos casos mais graves, costuma ser visto como uma das alternativas mais seguras, ainda mais para o alcoolismo. Como os dependentes acabam perdendo as suas capacidades mentais, já não controlam suas vidas. É um procedimento bastante delicado, por isso, deve ser respeito os requisitos legais e utilizados de maneira segura.
A internação compulsória alcoólatra está muito bem regulamentada na Lei 10.216/01, oferecendo todo o respaldo para que possa ser acionada. A Clínica de Internação trabalha com esse tipo de internação e oferece um atendimento respeitoso, com profissionais devidamente capacitados para oferecer o melhor tratamento.